quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pessoas e escolhas (até onde vão?)

Se você soubesse..



Se você soubesse.. que um grupo de amigos estava prestes a fazer a viagem dos sonhos. Um passeio de navio passando por várias praias lindas e locais diferentes; e vc fosse junto nessa viagem.

E tudo estivesse perfeito, e o navio então fizesse a última parada em terra firme, antes de se lançar ao alto mar rumo ao lugar mais belo, onde todos não podiam mais aguardar para chegar, por ser o lugar mais promissor.

E então você descobrisse uma falha grave na estrutura e rota daquele navio, que não conseguiria chegar ao destino em segurança, e que nenhum dos passageiros chegaria.

O que você faria?

E se ninguém acreditasse no que dizia, e cada minuto sua certeza aumentasse sobre o que aconteceria.. e cada minuto passasse mais rápido até o momento da partida.

E o que você faria?

Se você pudesse escolher entre acabar com uma possibilidade, um sonho, que não se concretizaria, mas que todos ainda acreditavam.. e impor sua escolha, da certeza do caminho certo, melhor para todos.

Mesmo que estivesse certo, e cortasse as velas do navio, estourasse o motor em terra firme, acabaria com um sonho de muitos e muitos jamais te entenderiam, e lamentariam a oportunidade perdida, por uma escolha sua.

E a escolha era mesmo sua de fazer? Mesmo que não possamos ter essa certeza absoluta dos fatos, e nem prever o futuro; se pudéssemos o que faríamos?

Até onde valeria o livre arbítrio das pessoas fazerem suas escolhas, e muitas vezes escolhas erradas, e ainda assim aceitarem o fato de errar e aprender por estas escolhas; ao invés de serem colocadas já no lugar correto, seguro, salvas delas próprias.

Se pudesse mudar algo, o que mudaria?

O que você faria?